quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

A todos um Feliz e Próspero ano de 2009















Hay

Saude, Paz ... e tudo o que mais desejarem de bom.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Olhares - o meu e o teu


Olho para a vida com os meus olhos... como seria se olhasse pelos teus...

O que veria... o que sentiria... que alegrias que tristezas... o que viveria...

Vejo-me com a minha memória, os meus sentimentos, os meus medos, as minhas vivências....
Tu vês-te com a tua memória, os teus sentimentos, os teus medos, as tuas vivências....

...quero ver pelos teus olhos... sentir o que sentes...
...quero que vejas pelos meus olhos... mostrar-te o que sinto...

estas palavras são as mesmas....sentidas por mim...sentidas pot ti....sentidas de maneira diferente...



Nunca conseguirei ver a vida pelos teu olhos... nem tu pelos meus...

Mas podemos partilhar o que vê-mos e sentimos, e quem sabe ver e fazer um mundo melhor...

Inside Me

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

domingo, 21 de dezembro de 2008

Um dia assustador...

Este sábado foi para mim um dia simplesmente assustador... no bom sentido... e o dia estava com uma cor e uma luz simplesmente magnifica.

Como sempre desde á varios anos corto o meu cabelo na baixa de Lisboa, e eis que chegou mais um dia desses este sábado... e lá fui eu... levando comigo os meus pensamentos... aqueles de ... temos de ser isto... fazer isto... aquilo ... e o dialogo interno isso não porque... bla..bla... o lobo negro...a falar...etc.

Percorria então a baixa quando sai da minha cabeça ...olha devias ir ali acima... pois tá bem se tiver tempo... e lá continuei eu em direcção ao barbeiro/cabeleireiro...

...chegado lá... pessoas frente... bem voltar dali a uma hora...
... lá fui dando uma voltinha pela baixa... comprei o jornal e revista... e vou em direcção ao chiado...

... de novo sai da cabecita... se vais para ai não dá para ir lá acima...ao outro lado... hum... pois...
... então vamos lá a cima...

e o lá a cima é um sitio onde costumava ir algumas vezes... e que nos ultimos anos... apenas cerca de uma vez por ano... mas neste sabado... algo me chamava...

Bem o local onde fui é a Igreja de Sto António... (e depois do que aconteceu decidi tirar umas fotos para relembrar).



Igreja de Sto Antonio


...que tem um cantinho especial mesmo por debaixo do altar... nada mais nada menos que o quarto onde nasceu Sto António.

E lá fui eu com os pensamentos, com o plano das minhas mudanças e com as preocupações dos ultimos tempos etc... coisas da vida.

... e lá fiquei um bocadinho naquele "quartinho" pensando na vida, rezei um bocadinho, como muitas vezes já fiz ali naquele mesmo local...

... e tive a sensação mais estranha e assustadora no bom sentido que já mais tive...

... todas as minhas duvidas, pensamentos... de repente desapareceram... e deu comigo a pensar... o que se passa... para onde foi tudo...

...para onde foram as minhas duvidas... para onde foram os meus apertos no coração... o que se passava... estava mais leve do que alguma vez tinha estado...

...e confesso que fiquei perturbado com tanta calma... porque neste local a minha mente sempre andou de algum modo agitada com as conclusões a que chegava...

... e eu esperava a agitação do costume... isso é bom ,não penses nisso, pode acontecer aquilo etc...

... e simplesmente os meus apertos no coração tinham desaparecido... simplemente leve...

... como quando tomamos uma decisão e sabemos que tudo vai correr bem... e que é a decisão certa...

...é simplesmente assustador... porque eu tenho algumas duvidas sobre tudo o que penso e faço e o que pode provocar ... e de repente... BUM..

... não te preocupes... tás no bom caminho... foi a mensagem que eu guardei...

e nesse momento o mundo começou a ver-me de maneira diferente... ou fui eu... que me vi novamente assim...








Inside me

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Muitos Eus, Um Dono

Bem comprei mais um livro e não resisti a abri-lo ao acaso... e eis que me deparei com esta maravilhosa historia sobre quem realmente somos , que tentarei resumir... e que deixo a cada um a sua interpretação...

"Um dia um chefe Cherokee decide que chegou a altura de ensinar ao seu neto favorito os factos da vida. Leva-o para a floresta, fá-lo sentar sob uma velha arvore e explica:

Filho, há uma luta em curso dentro da mente e do coração de todo o ser humano que hoje está vivo. Apesar de eu ser um velho chefe sábio, o lider do nosso povo, essa mesma luta acontece dentro de mim. Se não souberes que a batalha está em curso, ela enlouquecer-te-á. Nunca saberás em que direcção ir.
Na vida, umas vezes ganharás e depois, sem perceberes porquê, de repente sentir-te-ás perdido, confuso e receoso e podes perder tudo o que te esforçaste por adquirir. Pensarás muitas vezes que estás a fazer o que está certo para depois descobrires que estavas a fazer as escolhas erradas. Se não compreenderes as forças do bem e do mal, a vida individual e a vida colectiva, o verdadeiro eu e o falso eu, viverás sempre uma vida de grande agitação.

É como se houvesse dois grandes lobos dentro de mim; um é branco e o outro é negro.



O branco é bom, generoso e não faz mal. Vive em harmonia com tudo o que o rodeia e não se ofende quando não há intensão de ofender. O lobo bom, estabilizado e forte na compreensão de quem é e do que é capaz, só luta quando é acertado fazê-lo e quando tem de o fazer para se proteger a si ouà sua familia e , mesmo assim, fá-lo de maneira correcta. Cuida de todos os outros lobos da sua alcateia e nunca se desvia da sua natureza.>>


Mas também há um lobo negro que vive dentro de mim, e este lobo é muito diferente. É ruidoso, colérico, descontente, invejoso e tem medo. A mínima coisa provoca-lhe um acesso de raiva. Luta com toda a gente, o tempo todo, por razão nenhuma. não consegue pensar claramente porque a sua ganância por mais e a sua raiva e ódio são imensos. Mas é uma raiva impotente filho, pois a sua raiva não muda nada. Arranja sarilhos onde quer que vá, por isso encontra-os facilmente. Não confia em ninguém, portanto, não tem verdadeiros amigos.

Por vezes, é difícil viver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos lutam arduamente por dominar o meu espirito.

Qual dos lobos ganha, avô?

Ganham ambos, filho. Se eu optar apenas por alimentar o lobo branco, o lobo negro estará em todas as esquinas à espera para ver se eu estou em desequilíbrio ou demasiado ocupado para prestar atenção a uma das minhas responsabilidades e atacará o lobo branco, causando muitos problemas a mim à nossa tribo. Estará sempre zangado e a lutar por obter a atenção que anseia. Mas, se eu der alguma atenção ao lobo negro porque comprendo a sua natureza, se o reconhecer como força poderosa que é e lhe fizer sentir que o respeito pela sua personalidade e o utilizar para me ajudar, se nós, enquanto tribo, alguma vez nos encontrarmos numa situação dificil, ele ficará feliz, o lobo branco ficará feliz e ganham ambos. Todos ganhamos.

Não percebo, Avô. Como podem ganhar ambos os lobos?
Sabes, filho, o lobo negro tem muitas qualidades importantes de que posso precisar, dependendo do que nos surge no caminho. É feroz, determinado e não cede em nenhum momento. É inteligente, esperto e capaz de pensamentos e estratégias mais tortuosos, que são importantes em tempo de guerra. Tem muitos sentidos apurados e intensificados que só alguem que veja através dos olhos das trevas consegue apreciar. No meio de um ataque, pode ser o nosso maior aliado.

Se decidir alimentar ambos , deixarão de lutar pela minha atenção e posso utilizar cada um deles conforme necessário. E, não havendo guerra entre eles, consigo ouvir a voz do meu conhecimento mais profundo e escolher qual deles me pode ajudar melhor em cada situação.

Se a tua avó quiser comida para fazer uma refeição especial e eu não tiver cuidado disso como devia, posso pedir ao lobo branco que me empreste o seu encanto para consolar o lobo negro dela, que está com fome e zangado. O lobo branco sabe sempre o que dizer e vai ajudar-me a ser mais sensivel às necessidades dela.

Sabes, filho, se compreenderes que há duas forças principais que existem dentro de ti e lhes manifestares o mesmo respeito, ambas ganharão e haverá paz.

Cada um de nós está empenhado numa luta continua em que as forças da luz e da sombra se digladiam pela nossa atenção e obediência. Tanto a luz como a sombra residem dentro de nós ao mesmo tempo.

do livro "Quando as pessoas boas fazem coisas más" de Debbie Ford.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Deu-me a fome com o ultimo post...

Bem depois do ultimo post deu-me a fome... e o cheiro da jeropiga... hum, o que será mais rápido que castanha assada...

...só mesmo castanha ao micro-ondas... não é igual ... mas é rapida e não suja...

... um corte em cada castanha... 1,5 minutos nas ondas micro e Zás.... Tão prontas...

Pipocas ao micro-ondas... e a bela da jeropiga...


è aproveitar agora que nos proximos posts... não se come...

sábado, 13 de dezembro de 2008

Solidão Inside Me

Muitas vezes já começei este post... muitos pensamentos já vivi esta semana... muito dura emocionalmente... desde algum tempo que leio e escrevo sem defesas... escolho estar sem defesas... se tenho de me ferir... que seja por algo que eu faça...por algo que fiz do coração... e não porque simplesmente não fiz nada... escolho quando quero aprender/viver... e escolho aprender/viver agora...

...li... escrevi... comentei... pensei... lutei... sofri... sofri e alguma coisa descobri.

...descobri porque nunca gostei da época do Natal...
...descobri porque vejo os outros melhores do que eles mesmo...
...descobri porque o meu casamento acabou...
...descobri o quanto custa uma amizade...
...descobri que sempre houve solidão inside me...
...descobri que não quero continuar assim...


...descobri porque nunca gostei da época do Natal...
... nesta época em certos momentos olhava para as estrelas e pensava ... tantas pessoas hoje estão sós e eu aqui... e afinal também era... a solidão inside me... a solidão de não ter alguem que me compreenda e me escute.

...descobri porque vejo os outros melhores do que eles proprios...
...porque eles são melhores do que pensam... a minha verdade... porque quero que me vejam melhor do que realmente sou...

...descobri porque o meu casamento acabou...
...porque muito lutei... muito enfrentei... muito não enfrentei... depois parei... não me abri ...e não vivi.

...descobri o quanto custa uma Amizade...
...uma palavra pode custar uma amizade... por muito que se queira uma Amizade não se conquista num dia... uma Amizade não se quer para um dia mas sim para uma vida inteira... Alguem que não nos julge... que simplemente escute... que nos chame há atenção... um verdadeiro amigo.

...descobri que sempre houve solidão inside me...
...desde pequeno que me fechei... não quis sofrer... nunca me abri realmente e quando tentei ... os meus receios... medos... apanharam-me ... não vale a pena escondermo-nos... por isso descobri...

...descobri que não quero continuar assim...
...não quero continuar assim fechado em mim... quero viver... quero sorrir... fazer sorrir... quero ajudar... ser ajudado... quero confiar... quero que confiem em mim... quero aprender... quero ensinar... quero uma verdadeira amizade... amar... e ser amado ... e vou tentar... até... cair para o lado ...e poder dizer...

... descobri que fiz alguém feliz e que também fui feliz...


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Vai uma pipoca! ...

Como gosto de cinema... e cinema quer pipoca... bem não resisti a mostrar como faço as pipocas ... que são a minha especialidade.

... De realçar que esta técnica for apurada ao longo de varios anos de pratica... hehe :-) ... pelo que não me responsabilizo por tachos, ou outros recipientes que fiquem com uma cor menos propria ... hehehe ... :-P ... mas só tentando é que se aprende ... boas tentativas...


Ingredientes:
  • Milho para pipocas.
  • Azeite ou oleo (prefiro e uso azeite).
  • Açucar.
  • Canela moida (em pó).


Não tenho as proporções exactas porque é tudo feito a olho consoante o tacho utilizado e gosto, mas vou tentar explicar o processo.

Por o tacho ao lume.
Azeite ou oleo -no tacho colocar o azeite, numa quantidade razoável de modo a que quase todo o fundo tenha um pelicula de azeite...

Açucar - adicionar o açucar de modo a que a quantidade não absorva o azeite todo.

Pipocas- adicinar o milho para pipocas ao tacho, normalmente eu ponho uma quantidade razoavel de modo a quase cobrir o fundo do tacho, ver na imagem.




Tapar o tacho e com o lume forte , ir agitando o tacho até as pipocas estarem feitas.









Retirar de imediato a pipocas para outro recipiente final onde se servem.




Com Canela moida (em pó)- Versão Basica:Só depois de as pipocas estarem feitas e já num recipente que não o tacho pôr por cima das picocas a quantidade desejada.
Versão Avançada
(nas fotos em cima): depois de algum treino na realização das pipocas, pode-se também incluir a canela durante a realização das mesma no tacho, tem que ser pouco antes do milho começar a sua transformação para pipocas, não pode ser muita quantidade de canela ... e muito cuidado pois com a adição da canela nesta fase as pipocas podem ficar um pouco "coloridas" de mais... e ai o meu rico tachinho...

O que eu gosto mesmo nestas pipocas, com ou sem canela é o seu efeito Pipoca Gigante, que devido ao açucar algumas pipocas ficam coladas umas ás outras...Hum... Hum



Hum... Hum... bem tenho que ir fazer mais ... estas já acabaram... ;-) Boas Pipocas...

sábado, 6 de dezembro de 2008

Barcelona é sinónimo de Antoni Gaudí


Barcelona uma cidade que tenho na minha lista de cidades a visitar devido ao Magnifico arquitecto Antoni Gaudí.

A primeira vez que vi a sua arquitectura fiquei simplesmente maravilhado reparem no seu estilo unico em algumas das suas obras
.























Uma verdadeira maravilha visual... tenho de lá ir...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Filme de Animação - Madagascar 2

Eu e o meu filhote fomos no longo fim de semana ao cinema ver o Madagascar 2 ... e rimos que nem uns perdidos.


Uma das melhores dobragens para português que já vi e ouvi, eu que adoro os originais. Mas a combinação da figura e voz de Bruno Nogueira.... com a girafa Melman, é perfeita.

Aqui fica o trailer ...

Por detrás do sorriso ...

Por detrás do sorriso ... que desilusões?... que futuro? ... que sonhos? ...

Que desilusões te dé-mos, que sonhos te destruimos? Que dores viveste?
Não consigo imaginar... não quero imaginar... só com 6 anos...

Não te amamos menos, mas sim mais meu filho, não é o facto de viveres entre casa do pai e casa da mãe que és menos...

És mais que a minha vida ... e sempre serás ... estejas onde estiveres ... hoje perto de mim ... ou no futuro no outro lado do mundo ... se estiveres bem ou estou bem...

O teu sorriso me guia... se estiveres feliz eu estou feliz... quem me dera nunca me enganar em escolher o que é melhor para ti ... para que tu possas crescer e voar alto... com orgulho do pai... só posso dizer que vou tentar não me enganar por ti e por mim.

Um dia de cada vez...




Meu querido filho apesar de tudo continuas com o sorriso mais lindo do mundo... Te Adoro.